Graça Funicular: Mobilidade Facilitada nas Ladeiras de Lisboa
O Atelier Bugio projetou o icônico Funicular da Graça em Lisboa, seguindo uma continuidade tipológica que integra a ferrovia a cabo na rede de transportes da cidade, adaptada ao seu terreno acidentado. A capital portuguesa possui uma longa tradição de funiculares, elevadores e escadas rolantes, que facilitam o deslocamento por suas ruas íngremes. O novo projeto faz referência ao Elevador da Bica, adotando uma abordagem semelhante em termos de funcionalidade e integração urbana.
Na parte inferior, na Rua dos Lagares, o funicular é acessado por meio de uma estação que se estende pela fachada existente da rua. Este edifício abriga os equipamentos quando não está em operação e serve como um espaço de transição para os passageiros. O funicular possui duas paradas: uma no nível inferior da Rua dos Lagares e outra no nível superior, perto do final da Calçada da Graça. A parada superior está posicionada logo abaixo do miradouro, permitindo que o funicular se integre à rua antes de iniciar sua descida.
Todas as imagens por Alexander Bogorodskiy
A Continuidade do Projeto
A estação inferior foi projetada como uma extensão do tecido urbano, conectando o funicular à rua por meio de um espaço com pé-direito duplo. A cabine do funicular é estruturada com duas seções distintas: uma opaca, que contém as portas operacionais e uma saída de emergência, e outra transparente, que proporciona vistas do convento adjacente, que está sendo transformado em um jardim público. O trajeto segue o contorno do convento, subindo pelo novo espaço verde antes de entrar em um túnel curvo sob o miradouro. Ao chegar à Calçada da Graça, o funicular aparece na rua, orientando sua vista para o Jardim Augusto Gil e o Rio Tejo.
A intervenção do Atelier Bugio estabelece uma conexão entre a Colina da Graça e a cidade baixa, integram-se ao contexto histórico e topográfico de Lisboa por meio de uma cuidadosa sequência espacial e continuidade de materiais.
O Funicular da Graça se integra na rede de transporte nas colinas de Lisboa
Projetado pelo Atelier Bugio, o funicular segue a tradição da cidade em ferrovias e elevadores
A parada superior está posicionada logo abaixo do miradouro para uma integração urbana suave
O projeto estabelece uma nova ligação urbana entre a Colina da Graça e a cidade baixa
Um túnel curvo possibilita que o funicular passe sob o miradouro
O edifício da estação serve tanto como armazenamento quanto como espaço de recepção para os passageiros
Um espaço de entrada com pé-direito duplo serve como ponto de transição para os passageiros
O design equilibra funcionalidade, continuidade de materiais e contexto histórico
Com essa nova solução de mobilidade, o Funicular da Graça reafirma o compromisso de Lisboa com inovações que respeitam e preservam sua rica herança arquitetônica e cultural, proporcionando uma experiência de transporte eficiente e integrada para moradores e visitantes.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!